O que é PIS e COFINS

por Consulta PIS & categoria .

Share on Facebook1Share on Google+3Tweet about this on Twitter1Email this to someone

Vamos abordar hoje um assunto que muitas pessoas tem dúvidas, você sabe o que é PIS e COFINS?

O que é PIS

Resumidamente o PIS seria o Programa de Integração Social conforme sua a sigla. A grande finalidade do PIS é de promover a integração do empregado com o desenvolvimento da empresa, fazendo isso então através do cadastramento no Programa, o funcionário ou trabalhador recebe um número de inscrição, que vai lhe dar direitos de consultar PIS e fazer saques dos benefícios sociais administrados pela CEF CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Assim todo ano este funcionário poderá receber um abono salarial na Caixa, claro, se estiver com o nome inscrito e também precisa estar há mais de 05 anos cadastrado no PIS. Apenas poderão ser contribuintes do PIS as pessoas físicas que estejam trabalhando de carteira assinada.

São também contribuintes do PIS as pessoas jurídicas de direito privado e as enquadradas pela legislação do Imposto de Renda, inclui-se neste bloco empresas prestadoras de serviços, empresas públicas e sociedades de economia mista, e por consequência as suas subsidiárias. As microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional ( sob Lei Complementar de número 123/2006) não se enquadram.

O que é PIS e COFINS

PIS e COFINS

O que é COFINS

Seria a contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS - é uma contribuição de âmbito federal, como muitas outras, tem sua natureza tributária, incide ou “arrecada fundos” sobre a receita bruta das empresas de modo geral, com a finalidade como dito no começo, de financiar a seguridade social.

COFINS tem como base de cálculo tudo aquilo que é fatura em uma empresa de bens e serviços em sua receita bruta ou então o total das receitas da pessoa jurídica. Sendo assim o termo usado “seguridade social” deve ser entendido como inserido ao capítulo próprio da CF de 1988 englobando também  a previdência social, assim como a saúde e assistência social. Quem então é contribuinte da COFINS? São pessoas jurídicas, ou seja, as empresas de direito privado de modo geral, inclusive pessoas que são equivalentes a elas pela legislação do Imposto de Renda, menos microempresas ou empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional ou MEI.

Share on Facebook1Share on Google+3Tweet about this on Twitter1Email this to someone

4 Respostas to “O que é PIS e COFINS”

  1. jose aparecido feitoza

    Nunca recebi o meu pis, gostaria de saber o porque issso acontece…pois meus colegas de trabalho que recebem o mesmo que eu… recebem o pis?Tem funcionario que recebe acima de dois salarios e pega o pis…é estranho e complicado de entender!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *